© Privado

Stefan Weidner

Stefan Weidner nasceu em Colónia em 1967. Viajou para o Norte de África quando era estudante e teve a sua primeira experiência de sociedades muçulmanas. Estudou árabe, alemão e filosofia em Göttingen, Damasco, Berkeley e Bona.

De 2001 até ao último número, em 2016, Weidner foi chefe de redação da revista Fikrun wa Fann, publicada pelo Goethe-Institut, que promovia o diálogo entre as culturas ocidental e islâmica. Traduziu inúmeros poetas árabes, incluindo Adonis e Mahmud Darwish.

O seu livro 1001 Buch (2019) fornece uma visão global das literaturas de influência islâmica. O seu livro Ground Zero: 9/11 and the Birth of the Present (2021) analisa as consequências globais do 11 de setembro. Em dezembro de 2024, foi publicado o livro “The Other Library”: Der arabische Diwan. Os mais belos poemas da época pré-islâmica. Em setembro de 2025, a Hanser Verlag publica o seu livro Yoga. A suave conquista do Ocidente pelo Oriente”.

Weidner recebeu os prémios Clemens Brentano, Johann Heinrich Voß, Paul Scheerbart e Sheikh Hamad do Qatar pelo seu trabalho. É membro da Academia Alemã de Língua e Poesia.