
Meike Rötzer
Meike Rötzer nasceu em 1971 na Vestefália. Passou um ano escolar nos Estados Unidos e formou-se no colégio interno de Birklehof. De 1992 a 1996, formou-se como atriz na Escola Otto Falckenberg em Munique. Seguiram-se-lhe compromissos permanentes no Badisches Staatstheater Karlsruhe e no Städtische Bühnen Kiel, e depois produções como freelancer no Sophiensäle em Berlim, no Theaterdiscounter e no Altonaer Theater em Hamburgo. Participou também em produções televisivas como Hinter Gittern, Die Heiland, SOKO Leipzig e Ich will (k)ein Kind von Dir.
A partir de 2008, trabalhou como editora de ficção na Matthes & Seitz Berlin e supervisionou autores como Frank Witzel, Angela Steidel e Zora del Buono. Desempenhou um papel fundamental na série Naturkunden, que estabeleceu a escrita sobre a natureza no mundo de língua alemã. Ao mesmo tempo, regressou aos palcos, fazendo leituras, escrevendo e gravando reportagens radiofónicas e livros áudio.
Rötzer produz o podcast Naturerkunden desde 2021, com episódios como Missing Baobabs e Discussing Rats. Em 2022, fundou a Erzählbuchverlag, uma editora que transforma material literário e teatral clássico numa forma narrativa moderna. Adaptou obras como Penthesilea, The Robbers, To the Lighthouse e Journey to the Centre of the Earth.
Em 2023, Rötzer foi nomeada para o Prémio Alemão do Livro Áudio na categoria de “Melhor Intérprete”. O seu solo Der Zauberberg foi interpretado com a Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin; a colaboração continuou em 2025 com Orlando e em outubro com Anna Karenina .