
Taqi Akhlaqi
Taqi Akhlaqi nasceu no Afeganistão em 1986. Dois anos mais tarde, a sua família fugiu da guerra civil e procurou refúgio no Irão, onde viveu até 2004. Nesse ano, regressou a Cabul com a sua família.
A prosa de Akhlaqi centra-se na vida quotidiana no Afeganistão. O seu primeiro conto foi inspirado em Grey Ghosts (1913), de Maxim Gorky, que se passa numa cave húmida e conta a história de um rapaz paralisado e da sua mãe alcoólica. As suas influências literárias vão de Dostoievski, Tchekhov, Flaubert, García Márquez e Stefan Zweig a Nietzsche.
Em 2018, Akhlaqi publicou uma coleção bilingue de oito contos sob o título Va Naagahaan / Aus weitem Himmel, escritos entre 2015 e 2016. Dois destes contos tratam das consequências do domínio talibã: retratam pessoas que morrem em explosões e outras que se juntam aos talibãs por pura necessidade de sobrevivência. O estilo de escrita conciso de Akhlaqi reflecte os seus poderes precisos de observação e mostra o horror quotidiano a partir da perspetiva das suas personagens. Ocasionalmente, aparecem também animais humanizados, como um papagaio que cita Nietzsche. Estas figuras levantam a questão da identidade: Como um homem afegão que exprime pensamentos profundos mas não é ouvido – na melhor das hipóteses, é visto como uma curiosidade.
Em 2016, Akhlaqi recebeu uma bolsa de estudos de quatro meses na Casa Heinrich Böll – a sua primeira experiência na Alemanha e na Europa. Este período inspirou-o mais tarde a escrever um diário de viagem, que foi publicado pela Sujet Verlag na Alemanha em 2024 com o título Versteh einer die Deutschen e foi amplamente reconhecido.
A sua peça de teatro Ohne Tee kann man nicht kämpfen foi representada em Krefeld e Mönchengladbach em 2024. A peça tem como tema o lar, a pertença, o desenraizamento e a procura de identidade num mundo incerto.
Akhlaqi foi galardoado com várias bolsas de estudo de prestígio. Em 2021, foi o primeiro escritor afegão a receber a bolsa de estudo DAAD Artists-in-Berlin. Seguiu-se, em 2023, a bolsa Weltoffenes Berlin do Senado de Berlim e, em 2025, recebeu a bolsa de trabalho para literatura em língua não alemã para autores residentes em Berlim.
O romance de estreia de Akhlaqi, Cabul 1400, foi publicado em farsi no Irão em agosto de 2023. O romance oferece uma perspetiva pessoal sobre os dias que rodearam a queda de Cabul em agosto de 2021.
Taqi Akhlaqi vive atualmente em Berlim.