Dominik Musiałek

Urszula Honek

Nascida na Polónia em 1987, Urszula Honek é uma célebre poetisa e escritora polaca. Honek publicou o seu primeiro livro de poesia, Sporysz, em 2016. A sua segunda coleção de poemas, Pod wezwaniem (Invocação), apareceu em 2018, e a sua terceira, Zimowanie (Invernada), seguiu-se em 2021. As três obras foram finalistas do Prémio de Poesia K.I. Gałczyński Orfeusz.

A coleção de contos de Honek, Białe noce (Noites Brancas), é composta por treze contos que retratam vários infortúnios que se abatem sobre um grupo de pessoas que cresceram juntas numa aldeia dos Cárpatos polacos. Cada história centra-se numa personagem diferente e na forma como esta consegue lidar, sobreviver ou simplesmente existir – muitas vezes na ignorância – perante a pobreza, a desilusão, a tragédia, o desespero, a brutalidade e um sentimento geral de desespero. A tradução inglesa é da autoria de Kate Webster. A obra foi nomeada para o International Booker Prize 2024 e foi galardoada com o Prémio Literário Witold Gombrowicz e o Prémio Kościelski em 2023.

Honek é vencedora do Grande Prémio do Concurso de Poesia Rainer Maria Rilke e foi distinguida com o Prémio Cracóvia Cidade da Literatura da UNESCO, o Prémio Adam Włodek e o Prémio Stanisław Barańczak no âmbito do Prémio de Literatura de Poznan, entre outros. Recebeu também bolsas de estudo da Fundação Maria Anna Siemieńska Grazella (2016) e do Ministério da Cultura e do Património Nacional (2017).

A sua última obra, Poltergeist, a sua quarta coletânea de poemas, foi publicada em 2024.