© PicturePeople

Hans-Gerd Koch

Hans-Gerd Koch (*1954) é um editor alemão, académico literário e especialista em edição de textos. De 1975 a 1981, estudou alemão, inglês e estudos editoriais. De 1982 a 2002, Koch foi o chefe de redação da Kritische Kafka-Ausgabe (Edição Crítica de Kafka), no âmbito da qual foram publicados os Tagebücher, Drucke zu Lebzeiten e os volumes das cartas de Kafka. Também editou a edição de bolso das obras de Kafka na sua forma manuscrita.

Depois de obter o seu doutoramento em 1993, Koch leccionou na Universidade de Wuppertal e na Universidade Técnica de Berlim. É professor adjunto na Universidade Estatal de San Diego. A partir de 2002, trabalhou como editor na editora Klaus Wagenbach e mais tarde tornou-se diretor de programas na editora de audiolivros Patmos audio. Desde 2012, é editor na Karl Rauch Verlag em Düsseldorf, que assumiu como diretor em 2015.

Entre as suas publicações mais significativas contam-se Theoretische und praktische Aspekte der Kommentierung von Schriftstellertagebüchern (1995) e Kafka in Berlin (2008), que reflectem o seu profundo envolvimento com Kafka e o comentário da literatura. Em 2024, o seu livro Die Familie Kafka. Ein Fotoalbum “, no qual examina as relações de Kafka com a sua família e desafia a imagem de Kafka como um eterno outsider.

Koch é também curador, organizador de exposições e autor. É membro da direção da Fundação Hans Werner Richter e foi membro do júri do Prémio Franz Kafka. Editou numerosas obras importantes, incluindo a Kritische Ausgabe das obras, diários e cartas de Kafka (S. Fischer Verlag), bem como as Gesammelte Werke de Max Brod (Wallstein Verlag).