Vídeos

What Matters

30 escritores, artistas e estudantes internacionais comemoram os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Voices on War

A vida pacífica na Europa chegou ao fim em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia voltou a lançar uma agressão não provocada contra a Ucrânia e invadiu o seu território. Nos meses que se seguiram, o mundo viveu não só momentos de choque e desespero, mas também momentos de solidariedade e unidade na resistência à agressão. O filme Voices on War mostra escritores de renome de todo o mundo a falar sobre a situação na Ucrânia. Com fortes declarações políticas e pessoais, condenam a agressão e expressam o seu apoio ao povo ucraniano. Entre os participantes contam-se Margaret Atwood, Karl Schlögel e muitos outros.

Voices at War

O filme “Vozes em Guerra”, de Ulrich Schreiber, foi produzido no âmbito da leitura mundial da literatura ucraniana, a 24 de fevereiro de 2024, segundo ano do início da guerra na Ucrânia. Os participantes são Jurij Andruchovitch, Svitlana Bondar, Iryna Fingerova, Marie Iljašenko, Iya Kiva, Halyna Kruk, Andrei Kurkov, Dmytro Lazutkin, Vasyl Makhno e Marina Sorina, da Ucrânia, Dan Sociu e Varujan Vosganian, da Roménia, Halldór Gudmundsson, da Islândia, e Nora Bossong, Daniel Kehlmann e Jan Koneffke, da Alemanha. Em Copenhaga, Yerevan, Calcutá, Milão, Zaporizhia, Odesa, Berlim, Bucareste e outras cidades, foram apresentados textos de autores ucranianos, incluindo poemas de Volodimir Vakulenko, Victoria Amelina e Maksym Kryvtzov, que morreram na guerra. O filme foi apoiado pela Fundação Jan Michalski e as apresentações pelo Goethe Institut.