Aliança de palavras

Um debate sobre questões e problemas da indústria literária, organizado pela Bebelplatz e.V. e pelos festivais da Word Alliance, terá lugar em Lisboa de 25 a 29 de março de 2026. A Word Alliance continuará a centrar-se na interface entre a indústria literária e os direitos humanos em eventos futuros. Os actuais membros da Aliança da Palavra são

Os nossos membros

O Auckland Writers Festival é o maior festival literário da Australásia. Todos os anos, em maio, recebe mais de 230 dos melhores escritores do mundo e um público superior a 83 000 pessoas. Agora, no seu 20º ano, o festival caracteriza-se pelo calibre dos seus autores convidados, pelo entusiasmo e envolvimento do seu público e pelo calor e acolhimento proporcionados em Auckland e na Nova Zelândia.

Babel é o festival literário centrado na tradução. Realizado na cidade suíça de Bellinzona, este festival anual convida os principais escritores que trabalham com línguas e culturas diferentes. O Babel organiza uma série de workshops, atribui prémios e dá ênfase à publicação de novos trabalhos. O festival tem como objetivo promover traduções entre diferentes formas de arte. Define a arte e o ofício da tradução como hospitalidade linguística.

O Bay Area Book Festival é uma extravagância literária de classe mundial em Berkeley, Califórnia. O festival anual apresenta vozes literárias ousadas e brilhantes em conversas sobre questões importantes, com destaque para a justiça e a diversidade. Desde visionários globais e culturais a laureados com o Prémio Nobel e alguns dos vencedores de prémios mais fascinantes da cena literária, o Bay Area Book Festival oferece algo para todos.

O Festival Literário Internacional de Bergen para a não-ficção e a ficção (LitFestBergen), organizado pela primeira vez em 2019, apresenta literatura internacional e norueguesa.

O LitFestBergen caracteriza-se pela diversidade literária, linguística, cultural e geográfica. Procura ser ousado e inovador, sendo simultaneamente acessível a um vasto público.

O Arsenal do Livro é um festival anual em Kiev. Todos os anos, na primavera, o festival organiza eventos não só na capital da Ucrânia, mas em todo o país. O festival presta especial atenção à componente visual da literatura. Desde projectos de exposições sobre a arte da edição de livros, ilustração, design, livros de arte, objectos ou instalações até às últimas tendências de design em zines e livros auto-publicados. Em cooperação com o Goethe-Institut na Ucrânia e com o apoio da Feira do Livro de Frankfurt e da Fundação Buchkunst, o festival premeia os melhores projectos de design de livros entre as editoras e instituições culturais ucranianas. O próprio festival também já ganhou vários prémios.

Tendo como pano de fundo uma das cidades mais históricas da Grã-Bretanha, o Festival Literário de Cambridge apresenta duas celebrações literárias por ano. Reúne alguns dos maiores escritores, oradores e pensadores do mundo numa cidade que alberga uma universidade de importância mundial. Todos os anos, recebe mais de 350 escritores e oradores da Grã-Bretanha e de outros países. Ao longo do ano, o festival acolhe também vários eventos pontuais e um fluxo constante de conteúdos digitais.

O Festival de Literatura de Cheltenham do The Times e do The Sunday Times é o festival mais antigo do mundo no seu género. Todos os anos, no outono, a histórica cidade termal inglesa de Cheltenham acolhe durante dez dias as melhores vozes novas da ficção e da poesia, juntamente com grandes nomes da literatura e oradores de alto nível. O seu lema: Read the World. As futuras gerações de leitores e escritores estão a ser inspiradas pelo programa único de Literatura para as Escolas do festival. Mas o amor pelos livros não é apenas partilhado e difundido em pessoa, mas também através de uma série de eventos em linha. Esta mistura pioneira valeu ao festival o cobiçado Prémio FutureBook 2020 para Melhor Evento de Encerramento.

Ainda na vanguarda da celebração da palavra escrita e falada, o primeiro festival de literatura do mundo irá Ler o Mundo, apresentando as melhores novas vozes da ficção e da poesia, juntamente com grandes nomes da literatura e oradores de alto nível. O festival ganhou um prémio FutureBook 2020: Best Lockdown Event pela sua combinação pioneira de eventos presenciais e em linha e inspira o gosto pelos livros em milhares de crianças em idade escolar.

O Festival Conrad – organizado por Cracóvia – Cidade da Literatura da UNESCO, pela KBF e pela Fundação Tygodnik Powszechny – é o maior evento literário internacional da Polónia e um dos maiores da Europa. O nosso objetivo é apresentar a literatura mundial de vários cantos do globo, enraizada em várias culturas, proveniente de experiências diversas, bem como iniciar debates que sejam artisticamente inspiradores e socialmente urgentes.

Crossing Border é o principal festival internacional de literatura e música dos Países Baixos, fundado em Haia em 1992, um espaço onde as fronteiras entre público, artistas e disciplinas desaparecem. Todos os anos, em novembro, o centro histórico da cidade de Haia é tomado por mais de 80 escritores, poetas, músicos e outros contadores de histórias contemporâneos em mais de 15 locais. Nomes consagrados ao lado de novos talentos em bruto.

O Festival Internacional de Literatura de Cúirt é um marco fundamental no calendário cultural da Irlanda. Sendo um dos principais eventos literários anuais do país, o Cúirt, que se realiza na cidade de Galway, reúne o melhor da escrita contemporânea irlandesa e internacional. O festival apoia os escritores locais com oportunidades de apresentação, dá uma plataforma internacional à escrita irlandesa e cria experiências literárias únicas para o seu público.

O Dhaka Lit Fest é um festival literário anual realizado em Dhaka, no Bangladesh. Durante três dias, em novembro, reúne convidados nacionais e internacionais de renome. O festival tem por objetivo promover a literatura e a cultura do Bangladesh no mundo. Realizado no recinto da Academia Bangla, inclui eventos em inglês e bengali. Com o seu principal enfoque na literatura, também abrange a cultura e as ideias em geral, gerando debates sobre uma vasta gama de tópicos. Entre os antigos participantes de mais de 50 países contam-se VS Naipaul, Selina Hossain, Adonis e Tilda Swinton, para mencionar alguns.

O Dunedin Writers & Readers Festival é um evento bienal na única cidade literária da Nova Zelândia classificada pela UNESCO. Este festival boutique apresenta um excesso de riqueza literária em todos os géneros, com destaque para os escritores locais. Oferece um programa escolar, workshops de desenvolvimento profissional, excursões para os mais pequenos e sessões de escritores que provocam, encantam, inspiram e divertem. O festival oferece uma série de eventos gratuitos para permitir o acesso de todos às palavras, histórias e ideias

O Edinburgh International Book Festival é um evento fundamental na famosa época de festivais da cidade. Todos os anos, em agosto, reúne escritores, poetas, políticos, ilustradores, músicos e pensadores de mais de 60 países numa aldeia de tendas especialmente criada para o efeito, no coração da capital da Escócia. Com uma audiência anual de cerca de 200 000 pessoas, o festival é uma das maiores celebrações públicas do mundo da palavra escrita, um fórum animado para o debate democrático, a conversação e a troca de ideias.

Étonnants Voyageurs, Saint-Malo é um dos principais festivais literários de França. Todos os anos, em maio, mais de 200 autores de todos os continentes reúnem-se para três dias de debates, cafés literários, projecções de filmes e leituras. Com um público anual de cerca de 60 000 pessoas, o festival já recebeu escritores de renome mundial, como Jim Harrison, Hugo Pratt, J.M.G. Le Clézio e Alvaro Mutis. Durante o festival, são atribuídos vários prémios, entre os quais o prémio Joseph-Kessel e o Grande Prémio do Imaginário de ficção especulativa, aberto a romances de todas as nacionalidades. A feira do livro do festival convida os leitores a receberem os seus exemplares autografados pelos autores.

O European Poetry Festival é a maior celebração da poesia europeia no Reino Unido. Celebra o grande ressurgimento da poesia de vanguarda e literária que marcou o século XXI no continente. Com eventos realizados em Londres, Manchester, Norwich e várias outras cidades, o EPF foi concebido para ser uma montra não só de literatura ao vivo, mas também de novas metodologias de escrita, nomeadamente a colaboração. Com o apoio de mais de uma dúzia de institutos europeus e britânicos, o festival tem como objetivo manter alguma da melhor poesia do mundo na consciência do público e dos leitores.

O Festival de Literatura Mundial de Zagreb e Split é o principal evento de literatura internacional na Croácia. Todos os anos, em setembro, o seu programa centra-se em conferências literárias, mesas redondas, projecções de filmes, debates sobre romances gráficos e exposições. Desde o seu início em 2013, o festival de uma semana provou ser um evento literário e cultural de alta qualidade. Em 2020, o festival foi selecionado para o Prémio de Excelência Internacional da Feira do Livro de Londres.

O FILBA é um festival relativamente pequeno e bem organizado em Buenos Aires. Ao longo dos anos, tornou-se um dos principais pontos de encontro para a literatura no mundo de língua espanhola. Com 20 escritores internacionais que se juntam a cerca de 100 autores e artistas da Argentina, o festival apresenta tudo, desde masterclasses a leituras íntimas, desde workshops a projectos especiais de escrita. Com o foco principal na literatura latino-americana, os organizadores do festival também têm como objetivo criar um diálogo duradouro entre escritores de todo o mundo.

O Festival Literário de George Town (GTLF) é o principal festival literário internacional da Malásia. Apoiado pelo Governo do Estado de Penang, realiza-se anualmente em George Town, Património Mundial da UNESCO. O GTLF centra-se especificamente na literatura mundial. O festival acredita no poder da expressão e está empenhado em ser um dos festivais literários mais urgentes, vitais e provocadores da região. Todos os anos, escritores, poetas e artistas locais e internacionais selecionados debruçam-se sobre tópicos e temas que são cruciais para o estado atual do mundo.

O Festival Literário da Frente Portuária de Hamburgo é um dos três maiores festivais literários da Alemanha. Todos os anos, em setembro, os seus eventos atraem um público de cerca de 25 000 pessoas. Os locais de realização do festival estão amplamente distribuídos pela zona portuária de Hamburgo e incluem desde grandes salas de concertos a teatros, igrejas e clubes de música. O festival recebe escritores de todo o mundo e atribui dois prémios de grande prestígio: a melhor estreia literária do ano e um prémio vitalício para autores de livros infantis.

O Hay Festival é um evento literário anual realizado em Hay-on-Wye, no País de Gales. Durante dez dias, entre maio e junho, reúne leitores e escritores para partilharem histórias e ideias ao vivo e em linha. O festival cresceu e tornou-se um fenómeno mundial, com festivais afiliados no Peru, Espanha, México, Colômbia e Croácia, todos sob o nome de Hay Festival. Os vencedores do Prémio Nobel e romancistas, cientistas e políticos, historiadores e músicos reúnem-se para discutir as mais recentes ideias nas artes e nas ciências com audiências curiosas. Bill Clinton chamou uma vez ao Hay Festival “O Woodstock da mente”.

O Festival Literário de Guernsey é um dos pontos altos do calendário artístico da ilha do Canal, trazendo a Guernsey alguns dos maiores escritores, oradores e pensadores do mundo. O festival também organiza vários concursos de escrita, bem como eventos de autores locais, workshops de escrita e eventos escolares. Descoberto por escritores como Victor Hugo e Mervyn Peake, a beleza e a história do Bailiado de Guernsey fazem dele o destino perfeito para viagens literárias.

O Festival Internacional de Jovens Poetas @ the First Step é um festival de dois dias em Chipre. Enquanto palco aberto, incentiva os jovens poetas emergentes a participar e a apresentar a sua identidade criativa. O grupo-alvo do festival é constituído por poetas talentosos e aventureiros, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, a quem é dada a oportunidade de partilhar as suas primeiras viagens pela poesia, tanto com o público como com outros poetas internacionalmente conhecidos de Chipre e do estrangeiro.

O Festival Literário Internacional, nas margens do mar de Chipre, é um festival bianual de literatura em Chipre. Durante quatro dias em novembro, reúne poetas, escritores e artistas de todo o mundo. Criado em 2013, é organizado pela Ideogramma, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da literatura e à utilização da língua. O festival constitui uma plataforma para um intercâmbio cultural substancial entre a cultura cipriota e a cultura internacional.

O festival internacional de literatura de Berlim (ilb) é um dos eventos literários mais importantes do mundo. O seu espetro estilístico e temático abrangente é único – engloba prosa, poesia, não ficção, romances gráficos, bem como literatura infantil e juvenil. O programa inclui desde mesas redondas com vencedores do Prémio Nobel da Literatura até eventos destinados a promover a leitura e o ensino da literatura. O ilb está empenhado nos direitos humanos, no cosmopolitismo, nas perspectivas múltiplas, no diálogo e na hospitalidade.

O Festival Internacional de Literatura de Dublin é o principal evento literário da Irlanda. Durante 10 dias em maio, celebra a escrita internacional e a liberdade de expressão. Os eventos do festival têm lugar em toda a cidade e vão desde artistas internacionais de renome a novas vozes e projectos comunitários, bem como a um programa inovador para jovens. Todos os anos, o festival recebe escritores de mais de 20 países, para residências, workshops, leituras e encomendas.

O International Poetry Nights in Hong Kong (IPNHK) é um festival bienal de poesia premiado, criado pelo famoso poeta chinês contemporâneo Bei Dao. Desde a sua estreia em 2009 em Hong Kong, o IPNHK tornou-se a série mais influente de eventos internacionais de poesia na região sinófona, proporcionando a poetas internacionalmente aclamados uma plataforma para a troca de pensamentos e ideias sobre poesia.

O Festival Internacional de Escritores de Jerusalém é um evento central no mundo literário e o único festival do seu género em Israel. Recebe escritores experientes e jovens, tanto locais como internacionais, e procura dar a conhecer vozes únicas no campo literário global. Os convidados do festival incluem autores, editores, académicos literários, jornalistas, tradutores e outros artistas de todo o mundo. O programa oferece dezenas de sessões literárias, workshops, visitas guiadas, flms e espectáculos.

ITEF – O Festival Internacional de Literatura de Istambul (ITEF) é um evento literário anual na Turquia. Iniciado pela Agência Kalem, é organizado pela Associação de Cultura Kalem, uma fundação sem fins lucrativos, desde 2009. Todos os anos, em maio, atrai importantes figuras da literatura internacional com os seus muitos eventos, incluindo painéis, workshops e concertos. Ao longo dos anos, o festival recebeu cerca de 600 escritores e 250 profissionais da literatura. Centra-se numa variedade de géneros e tem como objetivo reunir escritores, editores, tradutores, críticos e jornalistas para uma série de encontros inspiradores.

O Festival de Literatura de Jaipur é o maior evento literário gratuito do mundo. Todos os anos, em janeiro, a cidade indiana de Jaipur acolhe aquele que se tornou o principal evento de escritores nacionais e internacionais da região Ásia-Pacífico. Reúne uma mistura diversificada dos maiores escritores, pensadores, humanitários, políticos, líderes empresariais e artistas do mundo. O objetivo do festival é proporcionar eventos que defendam a liberdade de expressão e a participação em debates e diálogos ponderados. O JLF oferece uma presença em linha alargada, proporcionando uma grande série de eventos digitais, com milhões de espectadores.

O Festival Literário de Lahore (LLF) é o principal evento cultural do Paquistão, gratuito para o público. Todos os anos, em fevereiro, o LLF funciona como ponte entre escritores e editores, talentos locais e estrangeiros, vozes estabelecidas e emergentes. Estabeleceu Lahore como um palco central para estimular o diálogo literário e expressões culturais variadas. Este facto valeu à cidade o estatuto de “Cidade da Literatura” da UNESCO. As edições internacionais do LLF realizam-se anualmente em Nova Iorque e Londres.

O Festival Literário Internacional de Leukerbad é um festival de quatro dias na pequena aldeia de montanha de Leukerbad, na Suíça. O festival de verão é conhecido pelo seu excelente programa internacional e pelos seus locais únicos. Os eventos têm lugar numa piscina termal drenada, à meia-noite no topo de uma montanha de 2350 m de altura, no interior do impressionante desfiladeiro de Dala, bem como nos elegantes bares e jardins do hotel. A série de conversas “Perspectivas” conta com escritores e pensadores de renome de diferentes disciplinas que discutem temas actuais da cultura, sociedade e política.

O Melbourne Writers Festival (MWF) é o festival literário mais ousado da Austrália. Ele reúne escritores e leitores para serem inspirados, desafiados e emocionados por um programa inteligente, estimulante e diversificado de livros e idéias. Desde 1986, a organização tem entretido centenas de milhares de leitores. Sediado em Melbourne, uma Cidade da Literatura da UNESCO, o MWF fornece a inspiração e o enquadramento para conversas vitais e oportunas.

O Festival Norueguês de Literatura é o maior do seu género nos países nórdicos. Todos os anos, em maio/junho, oferece um programa diversificado destinado a leitores de todas as idades. A pequena e idílica cidade de Lillehammer oferece uma atmosfera calorosa e amigável com os seus arredores verdes. Lillehammer tornou-se a 23.ª Cidade da Literatura da UNESCO em outubro de 2017. Entre os autores que participaram no festival contam-se Karl Ove Knausgård, J.M. Coetzee, Herta Müller e Margaret Atwood.

O Festival Passa Porta é um festival bienal de literatura em Bruxelas. De dois em dois anos, em março, traz à Bélgica mais de 100 escritores, pensadores e artistas nacionais e internacionais. O festival transforma a curiosidade em descobertas literárias através de leituras, espectáculos, debates e audaciosas polinizações cruzadas entre a literatura e outras formas de arte. O Festival Passa Porta é uma celebração multilingue única da literatura na capital da Europa.

O PEN World Voices Festival of International Literature, Nova Iorque, é um evento marcante no calendário cultural da cidade de Nova Iorque. Todos os anos, em abril, celebra a literatura mundial com a participação de mais de 150 escritores e artistas de todo o mundo. O festival tem como objetivo celebrar a beleza e o poder de contar histórias, bem como retratar as verdades mais profundas proporcionadas pela literatura. Em mais de 60 eventos em locais por toda a cidade, o principal festival literário internacional da América reúne escritores de não-ficção e ficção, pensadores, tradutores e poetas. Fundado por Salman Rushdie, Michael Roberts e Esther Allen, a sua filosofia é alargar os canais de diálogo entre os Estados Unidos e o mundo.

O Poetry Postcard Fest é uma ligação única entre centenas de participantes numa dúzia de países. Iniciado em 2007, baseia-se numa ideia muito original e simples. As pessoas inscrevem-se para enviar 31 poemas originais em postais às pessoas da sua lista. Tal como um postal típico, mas um poema escrito para alguém, de forma espontânea. O resultado é publicado numa antologia online. O Poetry Postcard Fest foi criado por Paul E Nelson, do SPLAB, e está sediado em Seattle, nos EUA. É um exercício aberto de composição espontânea e resulta numa interessante exposição de postais em linha.

O Festival de Escritores de Praga é um festival de ideias. Um festival íntimo com autores imprevisíveis. O tema de cada ano (por exemplo, 2020: “Estamos condenados à esperança”) exige atenção. Procura um espaço separado da cultura empresarial. Não exige imunidade. É melhor sugerir do que descrever. Por natureza, o festival é gratuito. Desde o seu início, em 1991, o festival realiza-se todas as primaveras na capital checa. Entre os convidados mais importantes contam-se Salman Rushdie, Nadine Gordimer e Gao Xingjian.

Poetica é um festival anual de literatura mundial realizado em Colónia, a quarta maior cidade da Alemanha. Organizado pela Universidade de Colónia e pela Academia Alemã de Língua e Literatura, apresenta um tema diferente todos os anos. Em leituras e debates, personalidades da literatura e da ciência estabelecem um diálogo estreito com o público. Os eventos do festival têm lugar em cooperação com as instituições culturais da cidade, como o teatro (Schauspiel Köln), o centro literário (Literaturhaus Köln) e a biblioteca pública. Todos os anos, em janeiro, o festival tem por objetivo reavaliar os mapas da literatura mundial.

A Fundação Puerto de Ideas desenvolve dois festivais por ano: um festival de reflexão contemporânea em Valparaíso, em novembro, desde 2011, e um festival de ciência em Antofagasta, em abril, desde 2014. Cada festival é um espaço de encontro multidisciplinar entre públicos diversos e autores, pensadores e cientistas do Chile, da América Latina e do mundo, em torno dos seus processos criativos e das questões mais relevantes da atualidade. Quase 600 pensadores, artistas, cientistas e autores participaram em 18 edições vibrantes e festivas dos Festivais Puerto de Ideas.

O Quais du Polar tornou-se o evento de referência do género em França. Firmemente implantado no panorama cultural francês e europeu, é reconhecido tanto pelos profissionais como por um público cada vez mais numeroso que assiste aos diferentes eventos organizados pelo festival. Apresentando uma vasta gama de romances, novelas gráficas, séries televisivas, filmes, mesas redondas, encontros e conferências, missões de suspense nas ruas de Lyon, exposições, jogos, autores de 51 nacionalidades diferentes foram convidados desde 2005.

O Rain Taxi’s Twin Cities Book Festival (TCBF) é um encontro literário anual no Minnesota, EUA. Todos os anos, em outubro, o festival conta com dezenas de autores, programas especiais para crianças e uma grande variedade de expositores. Convida leitores, escritores, editores e fornecedores a virem descobrir livros novos e raros, curiosidades peculiares e todas as outras coisas literárias. O TCBF é um festival híbrido, em que a exposição principal e os eventos complementares se realizam em direto, bem como uma variedade de eventos adicionais em linha.

Québec en toutes lettres é um festival literário anual na cidade do Québec, uma das Cidades da Literatura da UNESCO. Todos os anos, no outono, adopta uma estrutura contemporânea, apresentando a literatura nas suas múltiplas formas, celebrando a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade. O programa do festival articula-se em torno de três componentes principais: animação ao vivo nos espaços públicos, espectáculos e sessões com autores. Os organizadores destacam o carácter acolhedor, festivo e unificador do evento.

O Festival Internacional de Escritores de Seul (SIWF) é um festival anual na Coreia do Sul. Ao proporcionar uma plataforma de intercâmbio internacional, o festival tem por objetivo aumentar a sensibilização global para a literatura coreana. É organizado pelo LTI Korea, o organismo nacional para a promoção da literatura coreana em tradução. O LTI não só organiza este festival, como também financia a tradução e a publicação de literatura coreana em mais de 40 línguas e gere uma Academia de Tradução. O festival é visto como uma ponte cultural entre a Coreia e o mundo em geral.

O Festival Internacional de Autores de Toronto (TIFA) é o festival literário mais antigo do Canadá, uma organização cultural de beneficência sem fins lucrativos. Desde 1974, o festival de 11 dias tem apresentado os melhores escritores, artistas e pensadores canadianos e internacionais de todos os géneros literários, oferecendo ao público acesso e capacidade de conhecer, ouvir e aprender com os melhores escritores e pensadores contemporâneos do nosso tempo.

O Ullapool Book Festival realiza-se num local deslumbrante no noroeste das Terras Altas da Escócia. Todos os anos, em maio, promove o melhor que a escrita contemporânea tem para oferecer. São apresentadas e discutidas as mais recentes obras e tendências de ficção, não-ficção e poesia, sempre com ênfase nos autores escoceses e nos que vivem na Escócia. O festival celebra os seus fortes laços com o Canadá e tem a tradição de trazer todos os anos escritores canadianos.

O Vancouver Writers Fest é um dos maiores e mais prestigiados festivais literários da América do Norte. Todos os anos, em outubro, este festival de uma semana atrai dezenas de milhares de pessoas. O festival incentiva os leitores de todas as idades a explorar o poder de contar histórias através de dezenas de eventos com escritores locais e internacionais. A entidade responsável é uma organização canadiana sem fins lucrativos com o mesmo nome, que organiza não só este festival, mas também eventos literários durante todo o ano.

Um programa da Virginia Humanities, o Festival do Livro da Virgínia reúne escritores e leitores para promover e celebrar os livros, a leitura, a literacia e a cultura literária. Com um enfoque de longa data na acessibilidade, a programação do Festival envolve os participantes com novos livros, sobre uma variedade de tópicos e géneros, que são oportunos e necessários, o que esperamos que estimule o discurso e a ligação.

Winternachten é um festival internacional anual de literatura em Haia. Todos os anos, em janeiro, recebe cerca de 100 escritores dos Países Baixos e do estrangeiro. O festival, com a duração de 5 dias, é organizado pela Writers Unlimited, que apresenta todos os anos um tema diferente, sempre relacionado com a atualidade internacional. Os autores são maioritariamente de países não ocidentais e são convidados com base na relação da sua obra literária com o tema do festival.